SITE OFICIAL 

BRUNA FURLAN 

Deputada Bruna Furlan participa da aula inaugural do PROFESP em Barueri


A deputada federal e presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan, participou da aula inaugural do Programa Forças no Esporte (PROFESP), na noite desta segunda-feira (21), na Vila Militar, em Barueri.

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Rubens Furlan, a primeira-dama Sônia Furlan, Adriana Molina (secretária de Assistência e Desenvolvimento Social), Tom Moisés (Secretário de Esportes), general de divisão Eduardo Diniz (comandante da 2ª Divisão do Exército), general de brigada Ricardo Miranda Aversa (chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste), general de brigada Mário Fernandes (comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve,) tenente-coronel Marcelo de Paiva (do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Barueri) e tenente-coronel Serrenho, entre outras autoridades do Judiciário, Legislativo e sociedade civil.

O objetivo do PROFESP é oferecer às crianças e aos adolescentes uma oportunidade da prática diária de atividades esportivas e outras ações de cunho educacional, promovendo a melhoria da qualidade de vida, autoestima, saúde e interação social dos jovens estudantes. O programa também contribui para a redução da exposição desse grupo a riscos sociais como drogas, criminalidade e trabalho infantil, além de estimular a prática esportiva, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos para o cenário esportivo nacional.

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri irá fornecer os lanches e os uniformes através do Núcleo de Moda. Já a Coordenadoria de Abastecimento ficará responsável pelas refeições diárias; e a Secretaria de Esporte, pelo transporte dos alunos. A Secretaria de Saúde disponibilizou os médicos para a realização da anamnese e triagem das crianças. As Forças Armadas também irão oferecer serviço odontológico e de assistência social.

O programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas educacionais, lazer e atividades complementares. Nesta primeira etapa, as crianças poderão contar com as seguintes atividades esportivas: vôlei, basquete, futebol e karatê, além do Projeto Matilha, que foi criado pelo Centro de Referência de Assistência Social de Barueri, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do município, e tem como objetivo oferecer atividades semanais para as crianças carentes da região como adestramento, comportamento animal, agility, informática, música, artes marciais, futebol e muito mais. Esse projeto incentiva os pequenos a desenvolverem suas habilidades em diversas modalidades e a criar um leque de opção para o futuro.

Ao fazer uso da palavra, a deputada Bruna Furlan, muito emocionada, agradeceu a todos os presentes e falou da importância do PROFESP. “Quero que vocês leiam esses nomes aqui desta mesa e guardem na cabeça e no coração, pois o Exército Brasileiro vai mudar a vida de todos vocês, pois mudou a minha. A disciplina de vocês transformará a comunidade em que vivem”, exaltou a parlamentar.

O projeto está presente em 92 cidades de todos os estados e do Distrito Federal, em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. No total são atendidas mais de 20.000 crianças, jovens e adolescentes, de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o Ministério da Defesa, está prevista a celebração de novos convênios em 50 municípios do Amapá, Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Roraima.

Durante a cerimônia, o tenente-coronel Marcelo de Paiva (do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Barueri) homenageou Bruna Furlan com a medalha de honraria do General Souza Carvalho ofertada pela Associação Amigos do Grupo Bandeirante (AgruBan).

A “Medalha Souza Carvalho” foi estabelecida pelo Conselho Deliberativo da Associação Amigos do Grupo Bandeirante – “AgruBan”, através da Resolução 001, de 26 de setembro de 2008, com o objetivo de galardoar aos colaboradores civis e militares atuantes, que tenham prestado relevantes serviços a Associação Amigos do Grupo Bandeirante - “AgruBan”, ao 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – “Grupo Bandeirante”, ao Exército Brasileiro, ou ainda por determinação criteriosa do Conselho Superior de Honrarias e Méritos da “AgruBan”.

foi homenageada NESTE MOMENTO, PEÇO AO COMANDANTE DO GRUPO BANDEIRANTE, TENENTE CORONEL MARCELO PAIVA E A PRESIDENTE DO CRDEN – DPEUTADA BRUNA FURLAN QUE SE POSICIONEM A FRENTE DO PALCO PARA A ENTREGA SOLENE DA MEDALHA DE HONRARIA GENERAL SOUZA CARVALHO OFERTADA PELA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO GRUPO BANDEIRANTE

MC LÊ TEXTO EXPLICATIVO DA MEDALHA LIDO ENQUANTO É FEITO A ENTREGA PELAS AUTORIDADES:


A honraria recebeu este nome em homenagem ao General José de Souza Carvalho por seus feitos heróicos, comandando o “III Gp 105 da Força Expedicionária Brasileira “Grupo Bandeirante”, durante a Segunda Guerra Mundial.

O Grupo Bandeirante foi a única ORGANIZAÇÃO MILITAR de Artilharia de São Paulo a participar da Segunda Guerra Mundial.


Autoridades do Comando Militar do Sudeste - SP
General João Camilo de Campos do Exército Brasileiro, Comando Militar do Sudeste
General do Exército Sinclair Mayer (representante da Indústria de Material Bélico - IMBEL),
General de Brigada Ricardo Miranda Aversa (chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste)
Coronel Gatti (Comando Militar do Sudeste)
Coronel Moura (assistente do Comandante Militar do Sudeste)
Coronel Camargo (oficial de Operações do Comando Militar do Sudeste)
Coronel Magalhães (chefe da Assessoria Parlamentar do Comando Militar do Sudeste) 

Autoridades do 20.º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Barueri
Ten. Cel. Marcelo de Paiva (20.º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Barueri)
Ten. Coronel Silvestre (20.º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Barueri)
Coronel Marcello Eifler (Comandante do Arsenal de Guerra de Barueri)
Major Vidon (20.º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Barueri)
Major Menezes (20.º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Barueri)
Major Aderson (20.º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Barueri)
Major Soares (Representando o Comandante do 22 Batalhão Logístico de Barueri)

Autoridades Marinha do Brasil
Vice-almirante Paulo Zuccaro (Diretor do Departamento de Desporto Militar da Marinha)

 

Meta é beneficiar 15 mil crianças
Cerca de 12 mil alunos participam atualmente das atividades esportivas e sociais, três vezes por semana em 53 municípios brasileiros.
O objetivo é atingir, ainda este ano, 15 mil crianças, jovens e adolescentes, entre 6 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto Matilha é uma iniciativa criada pelo Centro de Referência de Assistência Social de Barueri, em parceria com a Secretaria de Promoção Social do município.
Seu objetivo é oferecer atividades semanais para as crianças carentes da região, como: adestramento, comportamento animal, agility, informática, música, artes marciais, futebol e muito mais. Esse projeto incentiva os pequenos a desenvolverem suas habilidades em diversas modalidades e criar um leque de opções para o futuro.
 
Parceria
Há dois anos, a Cão Cidadão entrou no projeto oferecendo aulas de adestramento com profissionais franqueados. O objetivo é promover mais integração entre os animais, sociedade e família, além de melhorar a comunicação entre os bichinhos de estimação e seus donos. Essa missão vai de encontro aos objetivos do Projeto Matilha. Assim, nasceu a parceria.
Todo ano, crianças com idade entre 12 e 14 anos recebem aulas teóricas e práticas com noções de adestramento, onde os cães dos membros da comunidade são treinados com as respectivas técnicas. As aulas de adestramento no projeto são semanais e o grupo discute com o adestrador diversos casos de comportamento animal.
A parceria ocorre em uma praça, com cachorros de moradores vizinhos. Nas aulas, durante as lições, o adestrador da Cão Cidadão, Rafael Araújo, solicitou a ajuda das crianças para encontrar problemas comportamentais que os peludos apresentavam e, então, discutiam os casos em grupo e levavam sugestões para os tutores dos animais.
A interação com os pets atrai as crianças. No primeiro ano do projeto, em 2014, uma classe de 16 alunos participou sem nenhuma desistência. Já no segundo ano, em 2015, a classe teve 19 alunos, mais uma fila de espera. O Projeto Matilha tem mostrado bons resultados, pois os pequenos que participam têm radicais mudanças positivas de comportamento tanto na escola, quanto em casa.
A intenção é despertar o interesse deles em diversas áreas, para que, no futuro, possam considerar o conhecimento adquirido no projeto como uma possível carreira de adestrador.


Em 5 de setembro de 2016, a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) realizou nas suas instalações esportivas a cerimônia de abertura oficial do Programa Forças no Esporte (PROFESP). O programa, uma iniciativa do Governo Federal, é desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio das Forças Armadas, em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

#EuSouBrunaFurlan

Tenho acompanhado sua carreira política desde do primeiro mandato e vejo seu progresso, trabalho, dedicação e empoderamento da mulher representando toda a classe e nos dando forças pra acreditar.

Gilmara Barbosa

Moradora de Itapevi

Bruna Furlan para mim você tem todo meu respeito é admiração pelo seu trabalho você esta de parabéns continue assim que o povo que conhece seu trabalho ja mais a deixará.

Raimundo Lelis

Você foi a deputada que mais enviou emendas para a nossa cidade de Santana de Parnaíba. Por isso tem o meu apoio e de minha casa!

João Guerra

Morador de Santana de Parnaíba